"Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele" Marcos 6:3 (ACF).
Quantas vezes você já se sentiu zombado ou menosprezado por alguém? É uma sensação dolorosa, mas saiba que você não está sozinho. Até mesmo Jesus, que é uma figura central na fé cristã, enfrentou a rejeição, às vezes até mesmo por pessoas que o conheciam bem. Uma passagem da Bíblia, em Mateus 27:17, nos mostra um exemplo marcante disso. Jesus foi apresentado ao público ao lado de Barrabás, um criminoso notório, e Pilatos perguntou à multidão: "A quem quereis que vos solte, Jesus, chamado Cristo, ou Barrabás?" A multidão escolheu soltar Barrabás, clamando: "Fora com este! Solta-nos Barrabás!".
Imagine o que Jesus deve ter sentido naquele momento. É importante lembrar que, apesar de ser o Filho de Deus, Jesus também era plenamente humano. Ele experimentava emoções, assim como nós. Ele chorava, ria, sentia fome, dor e sono. Mesmo que muitas pessoas naquela multidão talvez tenham testemunhado os milagres que ele realizou, como a cura de paralíticos e a restauração da audição aos surdos, Jesus não as confrontou. Ele tinha a compreensão de que seu Pai Celestial era o verdadeiro juiz das pessoas.
Aqui reside uma lição valiosa para todos nós. Assim como Jesus enfrentou a rejeição, também podemos aprender a lidar com essa dor de maneira construtiva. Reconhecer que Deus é o único juiz verdadeiro é o primeiro passo para cultivar compaixão em nossos corações. Isso nos permitirá orar pelas pessoas que talvez tenham nos rejeitado, em vez de nutrir ressentimento. É um desafio, mas é o caminho que Jesus nos mostrou.
Portanto, não permita que a rejeição o afete de maneira negativa. Lembre-se de que o amor de Deus por você é perfeito e cheio de misericórdia. Seu valor não é definido pelo que as pessoas pensam sobre você, mas pelo que Deus pensa a seu respeito. Quando internalizamos essa verdade, podemos superar o sentimento de rejeição e encontrar força para continuar, sabendo que estamos seguros no amor de Deus.